O técnico da seleção Olímpica do Brasil, Ramon Menezes, anunciou nesta sexta-feira (22) os 18 atletas que irão defender a Amarelinha nos Jogos Pan-Americanos deste ano, que acontecerá no Chile entre 20 de outubro e 5 de novembro.
O treinador optou por um elenco de jogadores nascidos a partir de 2000 – ou seja, com 23 anos ou menos – pensando na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, que exige uma convocação sub-23.
A lista tem muitas mudanças com relação à última convocação de Ramon, já que as competições de clubes não param durante o Pan, e a CBF precisou negociar a liberação de cada atleta.
Dos 18 convocados, 14 jogadores são de times brasileiros (destaque para Corinthians, São Paulo e Grêmio, com dois atletas cada) e quatro atuam na Europa (por exemplo Gabriel Veron do Porto e Marquinhos do Nantes).
Você pode conferir a convocação completa de Ramon Menezes para os Jogos Pan-Americanos de 2023 mais abaixo.
Desempenho da seleção brasileira sub-20 e sub-23
Na categoria sub-23, o Brasil vem de derrota para o Marrocos por 1×0 em amistoso. No sub-20, também comandado por Ramon Menezes, a seleção é a atual campeã do Sul-Americano e foi eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo, que aconteceu este ano.
Em Jogos Pan-Americanos, a Amarelinha tem quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze, mas o último título foi há quase 40 anos, em 1987.
A preparação para a edição de 2023 no Chile será na Granja Comary a partir do dia 9 de outubro, até o dia 17.
+ Zé Roberto fala sobre morte de Walewska: “todo técnico quer atleta como ela”
Convocados do Brasil para o Pan 2023
Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Andrew (Gil Vicente) e Matheus Donelli (Corinthians)
Laterais: João Moreira (São Paulo), Rikelme (Cuiabá) e Patryck (São Paulo)
Zagueiros: Lucas Halter (Goiás), Gustavo Martins (Grêmio) e Arthur Chaves (Académico de Viseu)
Meio-campistas: Matheus Dias (Internacional), Ronald (Grêmio), Igor Jesus (Flamengo), Guilherme Biro (Corinthians) e Marquinhos (Nantes)
Atacantes: Gabriel Veron (Porto), Matheus Nascimento (Botafogo), Figueiredo (Vasco) e Kaio (Coritiba)