Internamente, já é certo que Jorge Sampaoli não será o técnico do Flamengo em 2024. Neste domingo, após ser derrotado pelo São Paulo na final da Copa do Brasil, o treinador deixou o gramado do Morumbi antes de receber a medalha de vice-campeão.
No vestiário, o argentino teria feito um desabafo pedindo desculpas aos jogadores e dizendo: “vocês não souberam me aproveitar e eu não soube aproveitá-los”, segundo informações do GE.
O contrato de Sampaoli com o clube rubro-negro vai até dezembro do ano que vem, com multa de € 2 milhões ou cerca de R$ 10 milhões. Mesmo assim, a diretoria comandada por Rodolfo Landim deverá se desfazer do técnico.
Para o lugar dele, a principal opção é Tite, ex-treinador da seleção brasileira que está sem aparecer publicamente desde a eliminação do Brasil da Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022.
Flamengo inicia contatos com Tite
O Flamengo já fez uma sondagem oficial com o treinador, que vinha rejeitando convites para comandar seleções importantes e grandes clubes como o Olympiacos da Grécia, o Fenerbahçe da Turquia e até mesmo o Orlando City, da badalada liga dos Estados Unidos.
Acontece que Tite tem o objetivo de voltar ao futebol de clubes, e as maiores possibilidades são de que ele assuma um time de Série A do Campeonato Brasileiro a partir de janeiro de 2024.
Embora o Flamengo queira um treinador para começar imediatamente, Tite prefere voltar à ativa apenas em 2024, mas teria concordado em participar do planejamento e das contratações para a próxima temporada.
O clube carioca só teria que enfrentar a concorrência do Corinthians, que já sondou Tite duas vezes nesta temporada e continua sendo um nome forte perante à diretoria, enquanto o atual treinador Vanderlei Luxemburgo balança no cargo.
+ Campeão com o São Paulo, Dorival Júnior desabafa sobre saída do Flamengo
O currículo de Tite
Tite está com 62 anos e esteve na seleção brasileira durante dois ciclos de Copas do Mundo, as de 2018 e 2022. Em ambas as ocasiões, o Brasil foi eliminado nas quartas de final por seleções europeias – a Bélgica e a Croácia.
No futebol nacional, o técnico tem passagens vitoriosas por clubes como Atlético Mineiro, Palmeiras, Internacional e claro, pelo Corinthians, onde é considerado um ídolo pela torcida.