Antes em crise e com o rebaixamento para a Série B do ano que vem praticamente certo, o Vasco agora tem mostrado um bom futebol e pode sair do Z-4 já na próxima rodada. E o torcedor tem um nome para agradecer: Ramón Diáz.
O treinador argentino de 63 anos comandou a goleada do cruzmaltino diante do Coritiba nesta quinta-feira (21) por 5×1, em partida que marcou o reencontro com a torcida em São Januário, estádio que ficou interditado pela Justiça por três meses.
Ramón já soma um aproveitamento com o Vasco de quatro vitórias e dois empates em nove jogos. Ele encaixou o time com Paulinho como meia, Zé Gabriel de primeiro volante e Vegetti como artilheiro, já com cinco gols marcados no período.
O Gigante da Colina fez nove gols nos últimos dois jogos e ainda está com uma defesa mais eficiente. Mas qual é o histórico de Ramón Diáz no futebol?
Quem é Ramón Diáz, técnico argentino do Vasco?
Depois da reabertuda de São Januário com goleada, Ramón Diáz elogiou o elenco e a torcida em coletiva de imprensa, dizendo que “todos estão fazendo um grande trabalho” para que a equipe se recupere.
Essa identificação com os clubes em que trabalha é uma marca do técnico argentino. Nascido em La Rioja, na Argentina, ele foi um bom atacante, ídolo do River Plate e do Millionarios, da Colômbia.
Como treinador, começou a carreira em 1996 no próprio River Plate e logo no primeiro ano conquistou a Libertadores e o Apertura. Ele também conquistou a Supercopa da Libertadores, o Clausura e o Torneio Final com o time.
Nessa época, Ramón Diáz teve um episódio marcante como adversário do Vasco, quando o River foi derrotado pelo clube brasileiro na semifinal da Libertadores de 1998, com o gol histórico de falta de Juninho Pernambucano no Monumental de Nuñez.
Próximos compromissos do Vasco no Brasileirão
Ramón Diáz tem contrato com o Vasco até dezembro de 2024, mas a torcida já espera que ele fique!
A equipe carioca poderá sair da zona de rebaixamento já na próxima segunda-feira, dia 25, quando visitará o América-MG no Independência, em jogo adiado da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
+ Botafogo poderá ter suspresa no ataque diante do Corinthians pelo Brasileirão